Tecnologias utilizadas
LEDs
Sensores
Aplicativo
Pele eletrônica
Apresentação - Projeto Íris
O projeto consiste em um sistema que permite a mudança de cor e estampa em uma peça de roupa, por meio de um aplicativo. A estrutura é complementada pela tecnologia da pele eletrônica, que identificará os batimentos cardíacos do usuário e utilizará essa informação para variar a cor ou a intensidade do brilho, de acordo com o desejo da pessoa.
Propriedades do aplicativo
Com a tecnologia Iris o usuário tem a possibilidade de modificar a cor, a estampa e o brilho da peça, por meio do aplicativo. Cada característica pode ser escolhida pessoalmente pelo usuário, que também pode optar por um processo automático, no qual cada aspecto é controlado pelos batimentos cardíacos.
Para a cor, haverá a opção da matiz de cores, na qual o usuário pode apenas selecionar a cor desejada. No caso do mesmo optar pelo sistema automático, ele poderá escolher duas cores que vão variar entre si de acordo com seus batimentos cardíacos.
Já para as estampas, a ideia é disponibilizar um banco de estampas, no qual o usuário pode escolher aquela que mais o agrada. Porém, ele também possui a opção de realizar o upload de suas próprias estampas, modificando sua peça de acordo com o que lhe agrada.
Por fim, o brilho também pode ser modificado de acordo com o desejo do usuário, tanto manualmente quanto automaticamente, de acordo com seus batimentos cardíacos.
Funcionamento
Quando uma pessoa obtém a blusa ou outra peça de roupa com a tecnologia Iris, ela deverá baixar o aplicativo, disponível gratuitamente nas lojas de app dos sistemas operacionais. Usando o aplicativo, ela deve parear seu celular com a peça, por meio de um QR Code impresso na etiqueta. Com isso, o celular se conectará ao sensor da roupa, permitindo livres modificações.
Para que o sistema funcione corretamente, é necessário que o celular que possua o aplicativo esteja conectado à internet, pois é necessário que haja uma conexão que transmita os comandos do aparelho para o sensor da peça.
Tecnologias
LED
A tecnologia usada na camiseta seria inspirada na utilizada pela Philips no Hue (Personal Wireless Lighting). Esse aparelho consiste em uma série de lâmpadas de LED conectadas por bluetooth a um aplicativo que permite que o usuário controle remotamente a cor que ele deseja em determinado cômodo de sua casa.
A camisa teria um sistema de vários pequenas lâmpadas de LED embutido em toda sua estrutura. Essas lâmpadas, através do Arduíno, seriam programadas para responderem os comandos do aplicativo. Assim, cada ponto luminoso poderia ser ativado ou desativado de acordo com o que foi definido pelo usuário no aplicativo, criando a possibilidade de gerar infinitas combinações de formas e cores já que cada LED funcionaria como um pixel da imagem. Os comandos poderiam ser enviados para o sistema LED via internet, semelhante ao sistema utilizado pelo Hue.
Pele eletrônica
A pele eletrônica é um produto de material ultrafino composto por pequenos circuitos eletrônicos capazes de monitorar as atividades do corpo. O material é capaz de dobrar, amassar e esticar junto com a pele humana sem perder a funcionalidade. Esse material consegue aderir à pele humana sem precisar de adesivos e não causa irritação, podendo ser mantido por períodos longos de tempo.
O uso da pele eletrônica permitira um mapeamento das frequências cardíacas de forma imperceptível ao usuário já que o material - da grossura de um fio de cabelo - é aplicado na pele como uma tatuagem temporária. O resultado desse mapeamento seria enviado ao aplicativo, através da internet, que, em seguida, transformaria esse resultado em comandos para o sistema LED.
Cenários
Para ilustrarmos os usos possíveis do Íris, criamos diversos cenários nos quais a tecnologia pode ser usada para melhorar ou otimizar a vida do usuário. Os cenários foram divididos em três situações: esporte, saúde e estilo.
1 - Esporte
a. Roupas esportivas
A camiseta usada durante a atividade física mapeiam o batimento cardíaco do atleta durante seus exercícios, o auxiliando a saber como está sua pulsação e se ele deve ou não continuar a se exercitar.
b. Roupas para times: futebol, vólei
Em um time com prática de exercício intensa, os uniformes podem, através da intensidade da cor, apresentar os batimentos cardíacos de cada jogador, ajudando a equipe médica a avaliar a condição do time e impedir que acidentes decorrentes do esforço físico aconteçam.
c. Roupas para torcidas organizadas
Em ginásios, estádios e eventos esportivos, padrões podem ser combinados pela torcida para formar uma imagem só que incentive seu time. Os batimentos cardíacos dos torcedores podem ser utilizados para tornar o padrão mais dinâmico e vivo, estimulando o time.
2. Saúde
A camiseta pode ser usada por ciclistas para andar com mais segurança de noite, ajudando na sua sinalização no trânsito e deixando sua presença mais clara para os motoristas.
b. Roupas de tratamento médico.
Uma peça de roupa com a tecnologia Íris pode ser utilizada por pacientes em hospitais para ajudar no tratamento médico, assinalando qualquer problema ou distúrbio em seus batimentos cardíacos.
c. Monitoramento de outras pessoas por meio de acessórios, como pulseiras.
Assim como é possível monitorar os próprios batimentos cardíacos, seria possível monitorar os estados de outras pessoas; usando o sensor correspondente em outro usuário, seria possível identificar os batimentos dessa pessoa. Nesse caso, a tecnologia pode ser aplicada em meios diferentes, como pulseiras, colares ou relógios, nos quais um monitor de LED pode transmitir os status. Podemos citar como exemplo um mãe que necessita trabalhar, mas seu filho está doente; ela precisa deixá-lo em casa, mas, por meio da pulseira, consegue acompanhar seus batimentos cardíacos, ficando mais tranquila.
3. Estilo
- Roupas para trabalho/sair de noite.
Uma mesma peça de roupa pode ser utilizada em situações sociais diferentes: basta modificar suas características para transformar uma camisa, por exemplo. No caso, usamos como exemplo uma mulher que sai direto do trabalho para um bar com seus amigos. No trabalho, ela pode definir uma cor mais neutra e sem estampas, mas para a noite ela tem a liberdade de mudar sua roupa sem precisar trocar de peça.
b. Coleira para animais.
Essa aplicação pode ajudar os donos de animais a evitar que os mesmos tenham problemas relacionados aos batimentos cardíacos em caso de exercício físico. Assim, a coleira pode ter sua cor modificada de acordo com os batimentos do animal.
c. Blusas para eventos músicais.
As camisetas podem ser utilizadas em festas, festivais e eventos em lugares mais escuros, mudando a cor e a intensidade do brilho de acordo com os batimentos cardíacos das pessoas na pista de dança.
grupo:
Bárbara Sabino